
Convenhamos: nossa seleção marcou dois gols honestos contra Gana. Dois bonitos gols, não tenhamos dúvidas. Não quero desmerecer a atuação do Adriano, mas todos sabemos, menos o árbitro e o bandeirinha, que ele estava impedido. Eles não marcaram o impedimento, e me pergunto se havia uma pequena conivência... Polêmica lançada aos leões.
Muita gente vai me dizer: mas seu blog não é literário?? E isso do futebol agora?! Bom, nem só de metáforas vive-se a vida. Mas vá lá: tô "c&a" pro futebol... (que minha amiga Rosa me permita o empréstimo...). Essa última partida foi a primeira que assisti de fato. Dormi em todas as outras. Não me interessa se esse ou aquele time será nosso rival no sábado. Não me interessa - desde '94 - o futebol. Sempre amei futebol, é preciso que se diga. Gosto de muitos times, em cada estado tenho uma camisa, quase todas alvi-negras. Na Bahia, quem tem minha devoção, além de Oxóssi, Santo Antônio, São Francisco e São Jorge, é a camisa do Vitória. O rubro-negro que nos últimos tempos deixou de luto a sua devotada torcida.
Sempre gostei do futebol-arte. Futebol jogado com paixão e matemática. O futebol do drible e dos gols cinematográficos. Gols têm que ser cinematográficos, como o de Zé Roberto hoje. Aquilo, sim, foi um golaço! Fiquei com os olhos colados na tela durante a repetição do lance. E a classe? Mandou a bola pra dentro com o pé cruzado, foi o momento de glória dele nessa copa!
O que sei é que o futebol mexe com o coração do povo brasileiro. E acho bom que alguma coisa ainda seja capaz de dar alegria a essa gente. Ninguém está interessado no próximo alvo de Bushitler, ou na queda ou alta do dólar, no superávit ou déficit primário... Só há olhos para os jogos da copa.
Há gente que já viu todos, há piadas circulando na internet sobre a destruição dos casamentos causada pelos jogos do mundial de futebol... (risos...). Mas como esse imenso circo romano só acontece uma vez a cada quatro anos, vamos lá, é preciso ser tolerante e deixar a coisa seguir seu curso...
Fico com a fala de uma amiga que me fez rir muito: "alguém aí sabe me explicar o que era aquele goleiro da Suíça???"...
Nem tudo está perdido...
Ah! E pra quem não acredita, tô torcendo pelo Brasil hexa-campeão! Mas não vou me importar se a Argentina ganhar o mundial... E que ninguém me queira mal por isso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário