terça-feira, março 15, 2011

Gentileza masculina

Eu já escrevi aqui sobre algo parecido em outra época; e me dá tristeza ver que volto porque o tema continua me incomodando e, agora, em maior intensidade. O que tem me deixado intrigada nos últimos tempos é uma questão simples: Aonde foi parar a gentileza masculina com as mulheres? E repito: meu feminismo não me impede de receber e gostar de gentilezas masculinas. Ao contrário: amo gentilezas masculinas, eu as acho adoráveis e imprescindíveis. E não poderia ter me casado, por exemplo, com um homem que não fosse gentil.

Fico indignada com como os homens mais jovens não aprenderam, ou não colocaram em prática nunca, ou se esqueceram, ou ignoram, ou desprezam, ou não acham digno de si ser gentis. Talvez não se trate apenas da falta de gentileza com as mulheres, mas, sim, com os outros homens também. E qual é a razão para tal falha imperdoável? A falta de civilidade que se vulgarizou em todos os lugares? A pressa para existir real e virtualmente? A banalização das relações interpessoais? O que são valores considerados bons e importantes hoje em dia?

Ultimamente, tem me chocado me deparar com cenas de descortesia e até hostilidade masculinas. E não necessariamente comigo, heim? Vejo cenas ao meu redor, e me chocam! E insisto: principalmente, dos homens mais jovens. Acho que os únicos gentlemen que encontrei nas últimas semanas tinham mais de 65 anos...

Homens, por favor, saiam em defesa própria, e ajudem-me a compreender este desagradável fenômeno social! A tribuna está disponível!

Nenhum comentário: