domingo, fevereiro 10, 2008

Um pouco de teatro belorizontino


Está em cartaz, em sua terceira temporada, a minha primeira peça: Por esta porta estar fechada, as outras tiveram que se abrir. O texto foi escrito por mim, Éder Rodrigues, Fabiane Aguiar e Junia Pereira. Fica em cartaz de 14 de fevereiro a 02 de março, de quinta a domingo, no Odeon Espaço Cultural, na rua Tenente Brito Melo, 254, no Barro Preto, em Belo Horizonte.

O Grupo Mayombe nasceu na Faculdade de Letras da UFMG, no curso de Letras Hispânicas, onde realizei meus estudos acadêmicos. Em seus mais de dez anos de estrada, o grupo tem criado belas montagens de autores consagrados e também de jovens autores, sempre com uma proposta muito particular, herança de visões teatrais variadas, a partir de um olhar latino-americano e multi-cultural. A novidade do texto de Por estar porta... fica por conta da experimentação da escrita a partir da criação entre todos os atores, produtora e diretora do grupo, que criaram pastas com as idéias para os seus personagens, as quais foram compartilhadas com a equipe de dramaturgia para o preocesso da escrita.

Outros grupos em BH - e também em outras cidades do mundo - realizam processos de escrita similares a esse, a exemplo do trabalho realizado na peça Quando o peixe salta, criado pelo Oficinão Galpão. É uma experiência rica e que reflete o desejo de todas as pessoas envolvidas, o que me parece um exercício democrático e plural. Espero que esta tenha sido a primeira de muitas experiências na dramaturgia!

Apareçam por lá para conferir o trabalho desse grupo maravilhoso, tenho certeza que vocês irão gostar!

Um beijinho!

Nenhum comentário: