Hoje comemora-se o aniversário de 22 anos do terremoto de 1985. Foi um dos comentários que ouvi na manhã. E acaba também o verão mexicano, e o inverno brasileiro. Este foi o verão mais frio da minha vida... Arrependi-me de não trazer minhas meias grossas para usar com saias e vestidos, mas como poderia adivinhar que o verão seria de tantos furacões??...
Falta pouco para meu regresso ao Brasil. Tenho vivido os últimos dias da minha visita ao México, e já experimento um misto de expectativa pela volta ao Brasil e forte nostalgia por tudo que deixarei aqui. Ai, que país especial!!... Dos países que já visitei, o México é a experiência mais bonita, é o povo mais apaixonante!! A geografia humana é o que mais me fascinou aqui. As pessoas te levam no colo com a finalidade de te fazer sentir em casa, são super hospitaleiros, sabem como receber bem alguém. Aqui, a expressão mi casa, su casa é um fato.
As celebrações da Independência foram muito bonitas. Vejo que o discurso fundador dos estados-nação foi muito bem-sucedido por aqui, e o sentimento de patriotismo é muito forte entre os mexicanos, com todas as consequências que isso pode acarretar. Vou colocar algumas fotos que tirei, pena que as festas noturnas não puderam ser bem registradas pela minha câmera amadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário