terça-feira, abril 24, 2007

Poesia visual



Acho que já falei aqui da minha paixáo pela poesia visual. Simplesmente me fascina a possibilidade de representar graficamente a poesia das coisas. Até porque a poesia lança máo da brincadiera gráfica, e nisso difere, quase em totalidade, de outras formas textuais. Um poema busca associar seu conteúdo à maneira de ocupar a página, de utilizar os vazios da folha em branco para dizer com o silêncio. Escrevi sobre isso num artigo chamado Poesia performática, quando falei do silêncio da ditadura representado na poesia de Teresa Calderón. Era parte da minha escrita no Mestrado, falava da relaçáo poesia/política e queria mostrar a força contestadora que os espaços em branco assumem na poesia de Calderón.

Há muitos trabalhos bacanas de Poesia Visual. Muita coisa continua sendo feita. Até porque o mundo nunca foi táo visual, táo imagético. Vivemos na era da imagem e a poesia náo poderia fugir disso, já que é, das artes, uma das mais vanguardistas.

Descobri, através de uma revista eletrônica que adoro, a Escaner cultural, um artigo sobre a poesia visual no País Vasco, e me impressionou a força e a inventidade dos cataláes nessa representaçáo. Sáo trabalhos maravilhosos que gostaria de compartilhar aqui:


Ainize Txopitea





Fausto Grossi

Há outros também. Recomendo o artigo, inclusive. Aliás, recomendo a revista. Pode-se assina-la eletronicamente, é grátis.

Boa leitura, náo vou analisar nada hoje! Beijos!

2 comentários:

Mano disse...

Oi Fabiana!

Adorei o seu blog e m identifico bastante c sua descriçao da vida, da poesia, da intensidade e do romantismo. Acredito q tudo isso provém daí, d cremos numa realidade linda e escrevermos poesias através d açoes, ao longo d nossas vidas. :)

Vc começou a postar recentemente ou já escreveu outras coisas?

Gostaria d saber onde encontrou essas fotos. :)

Meu email é manoeladg@yahoo.com.br.

Espero contato.

Beijos.
Manu

Fabiana Amorim disse...

Oi, Maoela!

Esse blog fez dois anos, nem comemorei direito, uma pena. Escrevo há mais de vinte anos, um pouco de tudo. Estou agradecida pelo seu comentário, pelo elogio. :)
As fotos são do site www.escaner.cl, o mesmo de que falo na postagem POESIA VISUAL.
Um beijo!