sexta-feira, outubro 05, 2007

Poesia



Poesia para respirar, poesia para viver. Ontem fui a uma noite de poesia na Casa del Lago, um edifício lindo construído no Parque de Chapultepec. Aí ocorre a terceira edicáo do Poesía en voz alta, um evento que reúne práticas poéticas performáticas e visa reunir poetas jovens, consagrados, anônimos, poetas-atores, atores-poetas, músicos-poetas, etc...


Tem uma gente muito boa por lá. Ontem ouvi o recital de uma poeta afro-americana, a Harryette Mullen, dona de uma escrita antenada com as discussóes que também propóem alguns dos melhores poetas da atualidade: dentro do discurso lírico cabem a política, o erotismo, as questóes genéricas, o amor, a ironia, a "estética world", e muitas outras coisas bacanas. Náo gostei da leitura que fizeram os tradutores da sua obra, eles liam sem paixáo alguma, apenas liam, decodificavam as letras que haviam traduzido... (ainda que a traducáo seja bacana - eles fizeram bom trabalho -, eles lêem sem nenhuma emocáo)


O Poesía en voz alta conta na edicáo deste ano com a presenca de ninguém menos que Arnaldo Antunes, quem encerrará com chave de ouro o evento. Pena eu náo estar mais aqui... :(


Ontem também vimos a poesia improvisada do Relicario, um grupo de son jarocho. O son jarocho é um estilo que vem do estado mexicano de Vera Cruz, e tem semelhancas com a música cubana e também com a música e o baile flamenco. Os veracruzanos têm uma energia deliciosa, e sua cultura tem uma alegria que contagia quem assiste.


A próxima noite poética será no sábado, 06, e gostaria de poder aparecer com alguns versos meus. Talvez uns versos em espanhol... ;)
Outubro se abre cheio de eventos bacanas, muita coisa na área de literatura e traducáo, muitos eventos que sáo imperdíveis. Pena eu náo poder estar mais tempo para conferir a vida realmente cotidiana da cidade.




Nenhum comentário: