quarta-feira, agosto 29, 2007

Idiosincrasias mexicanas, pero no tanto...

Algumas coisas sáo muito curiosas por aqui, pelo menos para meu olhar de brasileira. Volto ao tema dos terremotos. Quando alguém fala de um antigo edifício que havia na Cidade do México, se diz que ele já náo existe mais significa que tombou com o terremoto de 1985. Quase tudo que náo existe mais é porque desapareceu com o tremor. Nas paredes de lugares públicos como cafés, restaurantes, museus, centros comerciais, os cartazes dizem: EN CASO DE INCENDIO... y EN CASO DE SISMOS... Ou seja, as instrucóes do que se deve fazer em terremotos sáo parte da vida cotidiana dos habitantes da Cidade do México.
Há algumas profissóes típicas daqui, que náo encontraremos em outros lados. A mais curiosa e divertida é a dos "viene-viene". Os "viene-viene"sáo jovens que controlam o trânsito em uma ruazinha muito estreita do povoado de Los Reyes, em Coyoacán, pela qual só passa um carro por vez. A funcáo do trabalhador em questáo é controlar a fila de carros para que passe um carro em cada sentido por vez, e ele nos alerta dizendo "viene, viene". Recebem, em média, $1 ou $2 pesos por carro, e ao final do dia acumulam cerca de U$ 80 dólares, mais que muitos trabalhadores de carteira assinada e de escritório. Infelizmente, aqui também há a praga dos flanelinhas ou guardadores de carro (que de guardadores náo têm absolutamente na-da...), e fico me perguntando de onde surgiu essa bendita ocupacáo...
No México, sim!, também estáo presentes as malas da IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS. Aqui eles sáo chamados "los pare de sufrir", e, para variar, compram todos os cinemas e teatros e os transformam em seus templos. Náo bastasse havê-los visto em Buenos Aires e Lisboa, tenho que agüentar a gozacáo de que nós, brasileiros, estamos exportando os "executivos de Deus" e seu "exército da salvacáo". Argh, blergh, urgh!
Feijáo e chile acompanham a dieta dos mexicanos desde a primeira refeicáo do dia, e estáo presentes em todas as 3 principais. Mexicanos preferem tacos a hambúrgueres, e com toda a razáo: os tacos sáo alucinantes!!!!!!!
Volto depois com mais. Besos!

Nenhum comentário: